11 junho, 2010

Elas por elas e mais...

Ouvi atento e reverente a fala, tom suave, carinhoso, gentil. Ela descrevia sutil a partitura e se acompanhava do acorde ou mesmo da sucessão ligeira deles ao piano. Assim... Um violão, assim, uma clarineta, assim...


Era minha primeira vez à frente de alguém que o mundo aplaude, tão próximo e tão igual. Ela se fazia do nosso tamanho pra permitir-nos entender o que lhe ia no coração e na mente, ao explicar as escolhas da alma que integram essa sua nova edição de performances. No cedê Um piano na esquina, Olinda Alessandrini reuniu valsas de Francisco Mignone e do argentino Carlos Guastavino



E foi dizendo e foi tocando e depois foi tocando magistral e simplesmente, de forma a envolver e encantar.

Disse a ela que inspirava e dessacralizava, aproximando-se tanto e tão bem do público, que ao fim levantou-se para um longo, entusiasmado e reverente aplauso. Enfatizei ter sentido assim, pois vibrara atento e receptivo à apresentação.

E o disse referindo a que, embora elegantemente vestida, et pour cause, havia, em todos os sentidos, descido de onde justificadamente está. E nos elevara pela performance à dimensão dela, pela execução da linguagem universal daquela música.

Por assim sentir fui dos que primeiro levantou e mais aplaudiu Olinda Alessandrini, no Espaço Clio, ainda em maio.

Agora em junho, une o talento dela ao de outras três intérpretes no programa Trio Elas por Elas. Homenageiam Clara e Robert Schumann num Musical que estréia hoje e segue até domingo. Programa imperdível no auditório do Instituto Cultural Brasileiro Norte-americano.

O Trio “Elas por Elas” - Hella Frank, Inge Schmiedt Volkmann e Olinda Allessandrini - tem a violista Gabriela Vilanova como convidada especial. Celebram em “Clara e Robert Schumann - um amor para a eternidade” os 200 anos de nascimento de Robert Schumann e a sua paixão por Clara Wieck, a grande pianista do século XIX.

No programa, o Trio op. 17 de Clara, e o Quarteto com piano op. 47 de Robert.

Ficha Técnica:
Hella Frank – violino
Inge Schmiedt Volkmann – violoncelo
Olinda Allessandrini – piano
Participação especial: Gabriela Vilanova - viola

O auditório do Cultural Brasileiro Norte-Americano  fica na Rua Riachuelo 1.257, Centro Histórico de Porto alegre.
Os espetáculos vão ocorrer  dias 11 e 12, às 20horas, e dia 13 de junho de 2010, às 19horas.

O ingresso custa R$ 30,00.
Há desconto de 50%  pra estudantes, idosos, artistas. Ingressos antecipados (até o dia anterior ao show) também tem 50% de desconto. Vendas na bilheteria sábado, das 18h às 20h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário no post. Seu retorno ajuda a melhorar a qualidade do meu trabalho.
Se você não é inscrito no blogger, clique em anônimo e deixe um nome ou endereço para contato.

Twitter Updates

    follow me on Twitter