09 novembro, 2006

Marcos Klassmann


Na tarde de 9.11, às duas horas, a Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul realizou o Grande Expediente em homenagem a Marcos Klassmann.
A proposta do deputado Adão Vilaverde quis expressar apreço a toda uma geração que lutou e ainda luta pela democracia.
Marcos Klassmann foi presença marcante na resistência à ditadura no Brasil nos anos 1970.
Sua campanha para vereador de Porto Alegre nas eleições de 1976 se deu sob o lema "Vote contra o Governo" e representou na época um passo ousado na luta democrática.
A eleição mostrou o crescimento da resistência da população ao governo militar.
A cassação, logo no início dos trabalhos legislativos do ano de 1977, produziu impacto na conjuntura, um momento em que a resistência popular começava a sair às ruas na luta contra a tortura, pela anistia, contra a censura, pela liberdade de imprensa e de organização política, por liberdades democráticas.
A homenagem a Klassmann, falecido em 2005, aplaude a luta de milhares de ativistas pela democracia, pelo respeito aos direitos humanos e por justiça social em nosso país.

Um comentário:

  1. Eu tinha 12 anos quando entrei no Colégio Dom João Becker em Porto Alegre. Na época fim o exame de admissão do 5 ano para ver se estava apto para entrar no segundo grau, mais 4 anos. Passei no Luiz Doura e no Dom João Becker. Claro que fui para o Becker, por onde todos meus irmãos haviam passado.
    Logo que cheguei em 1971 havia uma guerra. Não entendia nada, tudo muito novo. Lembro bem que entrou em minha sala, entre uma aula e outra e disse.
    - Protestem contra a nova Diretora do Becker, ela é interventora e expulsou nossos colega, Marcos Klassmann e Glênio Peres.
    Assim, meu amigo, iniciei na política. As minhas armas eram ovos podres às quartas-feiras para jogar no carro da então diretora Polla Renon, já falecida.
    Meu carinho.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário no post. Seu retorno ajuda a melhorar a qualidade do meu trabalho.
Se você não é inscrito no blogger, clique em anônimo e deixe um nome ou endereço para contato.

Twitter Updates

    follow me on Twitter