18 julho, 2009

Pra não dizer que não falamos das drogas

Foge da vida, sem glória, o anti-herói

Soube agora na escola porque soltam tantos foguetes
No morro, na favela, mesmo em noites e dias sem jogos
Avisa a chegada "da boa", o traficante das drogas
Se chegou lá, foi de outro lugar carregada, rapá!


Olha o rapa! Olha o rapa!

Um aluno sempre certinho,
agora usa drogas e vende crack
desandou a casa, repassa pra colegas
ali mesmo ou negocia, ao sair para fumar
e passa a pedra de crack, nem se imagina
se é pego... é usuário
o gato entra na sala
pedras na mão e pergunta: quem quer?
- droga pra quem quer, fala pra turma
tá obrigando a ir na onda, acusa,
se diz esperto, chama de careta
prevenido não carrega quantidade
muitos outros professores sabem também
faz-se sobre drogadição um debate
tem-se que espantar da porta
e consicentizar quem queira
se chama a polícia, há policiais traficantes
se fala ao diretor, ele diz que sabe
mas, também drogado, o diretor acoberta
desconversa e debocha o debate da drogadição
ali federais já prenderam um traficante
e suficiente não foi a repressão, não é
tem que haver conscientização
tenho certeza que já riem de mim
não temo que zombem de mim
que eu sou careta, que sei dos danos
tenho filhos, filhas e netas, tens alunos
é cuidado com a saúde social
diz-me pra eu não me preocupar com ele
que ele é assim desde criança
sempre gostou do que era errado
roubava brinquedos das lojas
pelo prazer de infrigir regras
ele é um amor, educado em casa
ouviu, tentou me tranquilizar
que ele só usava um pouquinho
que sabe se controlar
- fica fria tia, tu na tua eu na minha
- a minha é a mesma tua...
aqui não tem separação, é uma escola só,
ele é um danoso, eu sei, e danificado
me aproximar com carinho até, tentei
pessoalmente se justifica e tenta enrolar
que não se dana, problema dele que se dane
danos a outros é problema nosso
já se drogam cedo pela manhã
ao chegarem na escola
chegam rindo à toa
olhos vermelhos, fedendo
esse nós já perdemos,
mas deixará ramificações
com certeza ele cria um ponto
que abriu e vai manter
raciocina acima da média
aprendeu algumas coisas
no geral, é ignorante
a estupidez o conduz,
desperdiça potência queima neurônios
caminha para a a morte célere,
muito cedo...
então nem é tanta inteligência assim
dilapida a vida, dá fim à existência
contra-senso da competência
suicida consciente, quanta inocência!
produzir danos ao corpo
que pode mantê-lo vivo
e ao corpo social
que deveria proteger
um garoto... um jovem ainda
dói sentir assim perda tanta
que importa a inteligência abstrata
é como o discurso que não vai à prática
fica lá na cabeça oca de crack
tão jovem e tão cedo morrerá
se não mudar a conduta
e pode arrastar outros para o fim
o que com certeza já tanto faz
"crack, cadeia, caixão"
é... não há outra versão
é peru, se matando na véspera do não
mas eles não têm ideais
e a cuidar mesmo deles poucos estão
e calculam... vou trabalhar....
até me aposentar, não têm idéias próprias
sentido algum para viver
ficar velho... na fila da assistência pública
que não atende como deveria
e se orientam para o gozo do nada,
porque pensam que é proibido
quando a conduta é estimulada
porque, recordem, a droga chega lá
por aqueles que os exploram
e quer deles dinheiro e vida
e lhes propõe a feliz desistência
viver intensamente e morrer velozmente
eles dizem que não querem envelhecer
com a vida que têm, vida de misérias
sem futuro, sem emprego digno
arriscam, morrer de modo intenso
viver no risco, ainda que pouco,
breve tempo, sem famílias, sem filhos
morrer aceleradamente, viver intensamente
então... fim de conversa e tudo passará
e nada fica, têm nada que queiram
que acreditem em conquistar
pensam assim e é muito triste,
do tipo que dana com os que serão danados
apenas sei que isso acontece...
todo dia
na minha frente
aqui na minha rua
aqui no meu trabalho
aqui na minha cidade
aqui no meu planeta
essa gente ri porque se mata
e mata rindo e mata-se para se divertir
e a diversão passa a ser o nada
o não, a negação, a vida imprestável
é assim mesmo que eles vêem
a mando do cão, do cão maior que o demo,
que é de ferro, o cão do berro
da bereta, da espoleta
o cão silencioso, que silencia e acaba
sem se mostrar, se é lindo se tem lado
porque ri do que apenas é tristeza
miséria do não ser
esse é nada do que quer ser
ri rindo da tristeza com gana
o danado ri como riria a hiena
a gente que o corpo profana
quem apenas destrói
o que não constrói
vítima ignorante que se pensa herói

Um comentário:

  1. Eu sei o que é isto que tu falas!!!
    Eu bem sei !!!
    Mil beijos !!!!

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário no post. Seu retorno ajuda a melhorar a qualidade do meu trabalho.
Se você não é inscrito no blogger, clique em anônimo e deixe um nome ou endereço para contato.

Twitter Updates

    follow me on Twitter