14 julho, 2009

tributo à Adriana Marques, artista e professora

foto Divulgação/PMPA

Os funcionários da Secretaria Municipal de Educação (Smed) homenagearam dia 13, com uma salva de palmas, a professora, cantora e atriz Adriana da Fontoura Marques, que faleceu no último sábado, 11. Professora de arte-educação, tinha 43 anos e pertencia à rede municipal de ensino desde 2001. A morte foi em decorrência de complicações provocadas por uma hemorragia interna. O enterro ocorreu ontem, 12, no cemitério Parque Jardim da Paz.

Formada em Ciências Sociais e pós-graduada em Projetos Sociais e Culturais, Adriana lecionava desde dezembro de 2007 na Escola de Ensino Fundamental Porto Alegre (rua Washington Luiz, 203). Antes de dar aulas, atuou como assessora da Smed. Parceira da secretaria, ela participou da aula inaugural, em 3 de março, cantando o Hino Nacional.

A coordenadora pedagógica adjunta da Smed, Maria Cristina Garavelo, que trabalhou com Adriana durante anos, revela que, além de profissional competente, a professora era mãe de uma menina de 14 anos, filha amorosa e esposa companheira. Segundo ela, a também cantora e atriz era uma pessoa com alto astral, comprometida e entusiasmada com o trabalho.

A diretora da Escola Porto Alegre, Márcia Gil Rosa, comenta que Adriana estava dedicada à alfabetização de jovens em situação de rua. “O trabalho dela na rede municipal ficou marcado pela sua dedicação como alfabetizadora, transformando o dia a dia de seus colegas e alunos em momentos em que o trabalho sério era mediado pela alegria da música e de seu bom humor”, relembra.

Além da dedicação ao magistério, Adriana estrelava, desde 2000, o musical Rádio Esmeralda AM (www.radioesmeraldaam.com.br) ao lado de Simone Rasslan. Sob a direção de Hique Gomez, o espetáculo foi desenvolvido a partir do pocket show Amor de Parceria, concebido por Adriana, que interpretava a locutora Cat Milleidy. Sucesso de público e crítica desde sua estréia, a peça foi apresentada em diversos estados brasileiros.

Assecom/Smed/PMPA

2 comentários:

  1. Adriana deixa saudades...

    ResponderExcluir
  2. Hoje assustei-me!
    hoje assustei-me ao curiosamente procura meu nome no youtube e ler o título de seu texto.
    Tmbém me chamo Adriana Marques,sou professora e artista(cantora gospel)já fiz teatro ,embora não atue e nem pretendo...
    Tive o prazer de conhecer esta gaúcha via internet ,e algumas vezes trocamos idéias e experiências ,vídeos...enfim.
    Já havia sabido da notícia que deixou-me triste e um tanto estonteada...orei por sua família e amigos...
    Mas hj assustei-me um pouco mais ,pois ao ler o título do seu texto ,parecia falar de mim...estranhei...desculpe-me!
    Sinceramente sinto a morte de sua amiga e quase minha,pois nos conhecemos muito pouco ... não tivemos muito tempo.
    essas coisas nos fazem refletir e pensar:
    que é preciso amar as pesssoas como se não houvesse amanhã.
    Fique com Deus!
    Adriana Marques

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário no post. Seu retorno ajuda a melhorar a qualidade do meu trabalho.
Se você não é inscrito no blogger, clique em anônimo e deixe um nome ou endereço para contato.

Twitter Updates

    follow me on Twitter