29 janeiro, 2013

HÁ ESTRELAS MAIORES QUE O SOL



Li há pouco no Facebook depoimento de integrante ou simpatizante do grupo musical que atuava na Boate Kiss, a que foi incendiada e matou 231 pessoas em Santa Maria.

Impressionou-me o tom anódino do pouco lá escrito sobre as possíveis responsabilidades dos músicos em contraste que me parece grave com a profusão em sequência de argumentos sobre a leniência de autoridades na liberação e fiscalização do ambiente para funcionamento, do que, sim, há fortes indícios, e mesmo provas concretas.

Impactou-me a expressão do justo sentimento de dor pela morte de um dos integrantes do conjunto, mas, muito mais, ao ponto da incredulidade se não estivesse lá com tantas letras escrito, o protesto defensivo de que estão presos dois integrantes do grupo artístico enquanto "o presidente" está solto.

Não chega a dizer o texto, na sequência de argumentos defensivos, que o "presidente", que não foi nominado, seja o responsável pelas mortes na Boate Kiss de Santa Maria.

Li muito rancor por estarem sendo acusados pelo ato irresponsável, mais do que li apreço e admissão da parcela de responsabilidade que possam ter pelas tantas vidas ceifadas.

É só uma leitura minha, no entanto. Não sou juiz daqueles crimes cometidos...

Crimes graves de irresponsabilidade e leniência que não poderão os responsáveis, por motivo fútil ou grave, transferir a quem não os cometeu, seja às vítimas, que decidiram por si entrar na arapuca para a tragédia apenas ainda não marcada, seja aos pais, mães e responsáveis que perderam as pessoas que lá entraram e não puderam escapar, seja "ao presidente" que está solto.

Uma parte fundamental, inescapável e intrínseca ao ato de qualquer pessoa é ela arcar com as consequências do que decide em sã consciência fazer.

Não se pode responsabilizar o sol, que se põem, pela aparição de estrelas, até de maior grandeza, só percebidas porque a noite se faz sem artifícios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário no post. Seu retorno ajuda a melhorar a qualidade do meu trabalho.
Se você não é inscrito no blogger, clique em anônimo e deixe um nome ou endereço para contato.

Twitter Updates

    follow me on Twitter