14 novembro, 2006

Matadouro 5



Escute: Billy Pilgrim retornou... Começa assim o clássico do absurdo de Kurt Vonnegut Jr., escrito em 1969.
Hawke inicia a narrativa, parte ficção científica, parte baseado na experiência de Vonnegut como um prisioneiro de guerra americano em Dresden, Alemanha durante os bombardeios de 1945 que mataram milhares de civis naquela cidade.
Billy viaja o espaço tempo, parando aqui e ali durante toda sua vida, incluindo longa visita ao planeta Tralfamador, onde se junta a uma estrela pornô.
Hawke adota o sussurro confidencial como tom para a narrativa.
Escutá-lo é como ouvir alguém a contar uma história na parte traseira de um ônibus lotado. Vonnegut, que também nos brindou com os cheirosos e sebosos de Revolução no Futuro, fala com brevidade da sobrevivência dele ao bombardeio em Dresden ao descrever e nomear o homem que inspirou a história.
Aliás, história que termina de modo (...)

Resumo do netsaber.com.br
Matadouro 5 conta a história de Billy Pilgrim, um americano médio e interiorano, prestes a se formar optometrista, que acaba sendo mandado para a Segunda Guerra Mundial.
Lá, é feito prisioneiro pelos alemães e, dentre outras experiências, sobrevive ao bombardeio de Dresden, onde morrem 135 mil pessoas.
Sobreviver a tamanho atentado já faria de Billy alguém especial, mas isso não é tudo.
Depois da guerra, sua vida muda.
Billy Pilgrim é abduzido por alienígenas, com quem aprende lições sobre o tempo e a vida, e passa a se deslocar no tempo, revisitando a sua existência.
Neste livro, a história não segue uma ordem cronológica. Assim, retrata com uma proximidade inquietante a incapacidade de alguém ter uma vida tranqüila após ter experimentado a guerra. Kurt Vonnegut escreveu mais que um livro sobre a guerra. Matadouro 5 é um clássico antiguerra, uma tentativa (acertada) de produzir algo profundo a partir das memórias de um massacre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário no post. Seu retorno ajuda a melhorar a qualidade do meu trabalho.
Se você não é inscrito no blogger, clique em anônimo e deixe um nome ou endereço para contato.

Twitter Updates

    follow me on Twitter