27 junho, 2007

Hoje, nova Conversa com a pessoa que lê

Edição de Autor, Processo de Criação, Literatura e a linguagem não sexista serão conteúdos do programa Conversa Com A Pessoa Que Lê que o escritor e jornalista Adroaldo Bauer fará a partir de sua novela recém-lançada O dia do Descanso de Deus.

Hoje, às 18h30min, a segunda edição do programa Conversa com a pessoa que lê será realizada na Câmara de Vereadores, onde Adroaldo Bauer, autor da novela recém-lançada em 31 de maio último, já exerceu dois mandatos (1989/1996.

.

O encontro da noite de hoje é promovido pelo Coletivo do Mandato da vereadora Margarete Moraes, primeira mulher a presidir a Câmara de Vereadores da Capital Gaúcha, condição em que substituindo o prefeito da cidade tornou-se, também, a primeira mulher na história a governar a capital dos gaúchos.

As personagens femininas d'O dia do descanso de Deus têm força e destaque na trama da novela a ponto de debater com o próprio autor, numa licença prosaica, a escrita da narrativa, questionando em pleno andar da carruagem a submissão do gênero feminino ao masculino pelos vocábulos comuns de dois.

O tema ganhou atualidade também pela publicação no dias 2 e 16.6 no Caderno de Cultura do Jornal Zero Hora, de Porto Alegre, de dois artigos de Cláudio Moreno, professor e doutor, comentando exatamente a submissão de gênero na língua portuguesa.

Moreno afirma que a língua portuguesa, como a de qualquer povo, é elemento de estrutura e não muda, ou não mudaria facilmente nesse aspecto e que, o mais correto, em razão das regras existentes é afirmar que o feminino é que discrimina e exclui.

Como a história tem exemplos de que as estruturas mudam, inclusive as línguas, mesmo o Português, a Conversa será um bom momento de reflexão.

O debate também abordará a proliferação avassaladora do internetês, que Adroaldo Bauer confronta já na dedicatória que faz da novela às pessoas que lêem.



A estréia do programa ocorreu às 19 horas de ontem, no Plenarinho da Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul, numa promoção do Mandato da deputada estadual e ex-prefeita da cidade de Alvorada, na Região Metropolitana da Capital, Stela Farias (à esquerda na foto com a presidenta da Câmara de Porto Alegre, vereadora Maria Celeste).

Mesmo com intenso frio de menos de 10 graus e chuva intermitente, um público de cerca de 30 pessoas ativas e interessadas, professoras, jornalistas e estudantes compareceu e conversou animadamente com o autor por quase duas horas. A ênfase do encontro foi dada ao conteúdo Linguagem não sexista, uma sugestão do gabinete da deputada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário no post. Seu retorno ajuda a melhorar a qualidade do meu trabalho.
Se você não é inscrito no blogger, clique em anônimo e deixe um nome ou endereço para contato.

Twitter Updates

    follow me on Twitter