30 junho, 2008

Leitora apaixonada, Saramar fala da novela O dia do descanso de Deus



Adroaldo,
Aproveitando a semana de trabalho fora do meu Estado, levei o seu livro (agora meu, por presente) para ler na tranqüilidade dos ócios noturnos em algum hotel. O livro merece esta dedicação, só possível quando nada nos perturba, senão um ou outro sentimento reforçado pela própria história que ele conta.
Não sei criticar livros. Sei apenas dizer o que senti sobre o que trazem. E este seu livro, confesso, surpreende pela inocência que, acredito, deveria ser a marca dos deuses sobre nós e que abandonamos tão prontamente,
trocando-a pelo mal.
Quando falo na inocência presente neste seu romance, falo na esperança de que os verdadeiramente maus serão punidos, de alguma forma. Também falo na crença da força dos amantes, que os eleva mesmo sobre suas fraquezas, como se viu nestes mais que trágicos amantes, Laurita e Domício. Romântica que sou, li, neste seu livro, o amor, além do drama principal de Romão e Divina, nó que amarra todos os personagens.
O amor dos três amigos, dos trigêmeos, das três tias. Até na sutileza com que você situou o romance nos anos negros, há o amor seu para quem vai ler, como de quem não quer entristecer demais (ou mais ainda) o leitor com aquelas dores mostradas de soslaio.
Apaixonada que vivo, nesta primeira leitura, escolhi como trecho mais bonito, a mútua entrega de Jesualdo e Belinha, entre as flores pequeninas e as imensas estrelas, nenhuma delas mais belas que a moça apaixonada e decidida.
Delinear o romance, encadeando-o como lembranças que surgem aleatórias, ao sabor de algum acontecimento, tornou-o realmente muito forte porque, antes do tempo, permite a quem lê, sentir a construção da teia da vida que, graças a todos os deuses, não é uma reta enfadonha e previsível.
Enfim, depois de falar tanto, peço que me perdoe a liberdade sobre sua criação. Muito aquém do você escreveu... é o reflexo dos meus olhos de leitora sobre as palavras do autor, por mim, mais que amado. Beijos.

Saramar

Visite Eufemismos, o blog de Saramar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário no post. Seu retorno ajuda a melhorar a qualidade do meu trabalho.
Se você não é inscrito no blogger, clique em anônimo e deixe um nome ou endereço para contato.

Twitter Updates

    follow me on Twitter