30 abril, 2010

Rosy Moreno ganha ‘Sala Especial’ na Galeria Paulo Capelari

A artista plástica colombiana Rosy Moreno é a homenageada do mês de maio da Galeria Paulo Capelari, dentro do projeto Sala Especial. A exposição abre no próximo dia 03, segunda-feira, às 9h, permanecendo em cartaz até o dia 29 de maio. A visitação pode ser feita de segunda à sexta-feira, das 09h às 19h, e aos sábados das 10h às 13h, na Rua Visconde do Rio Branco, 691, bairro Moinhos de Vento, em Porto Alegre. Intitulada “Mercado de Flores” a mostra reúne 12 pinturas em acrílico sobre tela, de vários formatos, produzidas em diferentes períodos de sua carreira, e que tem, como elementos marcantes, a presença das flores, as cores intensas e a técnica apurada.
É possível que a paixão de Rosy Moreno por flores esteja ligada à sua infância na Colômbia, a “cidade da eterna Primavera”, ou porque, ao chegar ao Rio Grande do Sul, tenha ficado impressionada com o labor das vendedoras de flores do Mercado Público. O fato é que este tema tornou-se recorrente em sua obra e, hoje, ao lado das paisagens, dos animais domésticos e das naturezas mortas, oferecem um contraponto ao lixo, à aspereza e à decadência das grandes metrópoles, impondo-se pela delicadeza do traço e pelas cores vibrantes. “Busco a simplicidade do cotidiano, com suas ruas, quintais, flores e pessoas. Quero transmitir muita paz e alegria”, comenta.
Rosy Moreno iniciou sua formação artística aos 12 anos, na Colômbia, quando conheceu a técnica do acrílico aguado, passando a incorporá-la em seu processo. A referida técnica consiste em adicionar água à tinta acrílica, proporcionando a leveza da aquarela, mas com a resistência do acrílico. Em 1978, a artista veio morar em Porto Alegre, passando a frequentar o Atelier Livre da Prefeitura, onde permaneceu por 12 anos. Entre seus mestres, ela destaca Danúbio Gonçalves e Vera Wildner.
A partir de 95, Rosy participa ativamente do cenário cultural gaúcho, integrando muitas exposições coletivas no Estado do RS. Desta fase, destacam-se diversas mostras organizadas pelo Grupo Enartes, inclusive em Portugal. Também expôs em Roma e em Madri. Das exposições individuais, ela destaca a primeira, realizada em 87, na galeria Armazém de Arte, de Vera Wildner. Também ressalta as mostras ocorridas na Colômbia (92) e na Galeria Mosaico (94), em Porto Alegre.

Serviço:

O Quê: Sala Especial em homenagem à artista plástica colombiana Rosy Moreno

Onde: Galeria Paulo Capelari (Rua Visconde do Rio Branco, 691), em Porto Alegre.

Quando: De 03 a 29 de maio 2010, de segunda a sexta-feira, das 09h às 19h, e aos sábados das 10 às 13h.

Quanto: Entrada franca

Fotos: Paulo Capelari



Mais informações: (51) 3312.8558 - http://www.paulocapelari.com.br/

(texto divulgação de Silvia Abreu)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário no post. Seu retorno ajuda a melhorar a qualidade do meu trabalho.
Se você não é inscrito no blogger, clique em anônimo e deixe um nome ou endereço para contato.

Twitter Updates

    follow me on Twitter