07 abril, 2016

SAIBA QUE É POMBAGIRA ANTES DE FALAR NELA

"A LUTA ANTIRRACISTA É UMA LUTA DE TODOS" 
- Florestan Fernandes

Tenho lido sem surpresa, infelizmente, artigos, notas, reportagens de colegas que usualmente replico aqui por dar a eles o crédito que merecem, caracterizando a performance de Janaina Paschoal como de pessoa posuída, tomada ou incorporada por Pombagira.
Digo infelizmente por reproduzirem, penso que sem perceber, um preconceito contra figura do panteão da Umbanda. Preconceito, ainda que não consciente, mas presente no universo das relações entre dominantes e dominados.
A advogada, se viu, falou por quatro a cinco minutos como falaram outras pessoas que a antecederam. A partir do gesto estudado ou espontâneo de rodar a bandeira, abala a cabeça e martela com o braço, hora um hora outro... vai e volta ao fundo do palco... em mise en scène típica de aprendizado, de quem estuda e ensaia a postura em público...
Os fascistas tem Mussolini e Hitler como referências.
Pombagira tem nada a ver com insanidade ou fascismo.
Não sou religioso. Não Tenho crítica a religião que honre os princípios que acena a seus fiéis.
Agradeço a solidariedade.
Leia aqui de quem a cultua e nos ajude a desconstituir essa referência pouco veraz e negativa sobre a manifestação religiosa de umbandistas.

POMBAGIRA ELA FAZ 
o que ninguém consegue fazer


Arreda homem que aí vem Mulher…
Arreda homem que aí vem Mulher…

Esse pequeno trecho do ponto que tão comumente cantamos em nossos terreiros é um dos mais significativos e expressivos quando penso em Pombagira.
Todos nós já ouvimos e lemos muitos textos sobre Exu e suas qualidades tão ativas e duais, no entanto, pouco falamos de Pombagira e pior, quase sempre quando ouvimos falar dessas Entidades de Luz  a referência é com a prostituição, desejo, sexo, amarração, separação ou ainda, com a desgraça emocional e familiar.
...
A Pombagira está relacionada a tudo que é feminino, adora joias, perfumes, batom, ouro, rosas, principalmente as vermelhas por ser a cor da paixão, do calor, do fogo. Gosta de cigarrilha e champanhe, pois traduz estímulo e alegria.
Como princípio feminino é considerada por muitos um “EXU FEMININO”, mesmo porque na África, local de origem dos Orixás, na tradição banto, o nome Exu é Bongbogirá, o que nos leva a deduzir que o termo pombagira é uma corruptela de Bongbogirá. E como princípio feminino atua de forma muito diferente do princípio masculino Exu.

Ela mexe com aquilo que Exu não consegue mexer.
Ela transforma aquilo que o vigor masculino de Exu não modifica.
Ela cria aquilo que o mando de Exu não consegue estabelecer.
Ela fala aquilo que Exu não consegue dizer.
Ela dá aquilo que todos querem, mas que ninguém é dono.
Ela faz sorrir de uma forma que homem nenhum entende.
Ela faz viver aquela mulher que toda mulher quer ser e que todo o homem quer ter.
Ela é Pombagira e é melhor arredar o pé, homem,
pois aí vem mulher...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário no post. Seu retorno ajuda a melhorar a qualidade do meu trabalho.
Se você não é inscrito no blogger, clique em anônimo e deixe um nome ou endereço para contato.

Twitter Updates

    follow me on Twitter