15 agosto, 2006

O Louco do Cati


Fugia ele do futuro, do presente ou do passado?
E diz que se bandeou daqui pros rumos do Rio de Janeiro, de carona. Depois preso, de navio. De caminhão. E que se arranchou em aqui e acolá, sem mais nem aquela. Então... até de aeroplano teria andado... ou não. Aqui só se andava a cavalo.
Todo estudo anterior à década 1980, no século passado, ainda no milênio anterior, inclui Dyonélio Machado na caudalosa e renovadora vertente do Modernismo, escola de escritores brasileiros que vai se envolver com a brasilidade no movimento antropofágico.
Quem examina o movimento mundial de escritores e a projeção latino-americana no Realismo Fantástico, no entanto, começa a descobrir um Dyonélio Machado precursor.

É com O Louco do Cati (1942) que o gaúcho de Quaraí, nascido no Rio Grande do Sul em 1895, se impõe desta original e vanguardista maneira.
Um universo urbano em emancipação do aplastante poder do mundo rural se mescla a uma viagem improvável, de rumos insopitados a cada parada em terra ou na água. Passa o personagem por aventuras diversas e divertidas de tal monta que, às vezes, podemos pensar que aquilo aconteceria mesmo a qualquer pessoa por mais disparatado que fosse o desfecho.
Se hoje em dia a máxima: de perto ninguém é normal é mais geralmente aceita, não era assim que o comportamento estranho se apelidava nos tempos de nosso personagem.
Então... era louco mesmo o apelido do vivente.
________
Além de O louco do Cati, Dyonélio Tubino Machado é também autor dos romances: Os Ratos (1935); Desolação (1944); Mulheres; Passos Perdidos (s/d.); Prodígios; Sol Subterrâneo; Deuses Econômicos (1966). Do conto: Um Pobre Homem (1927) e dos ensaios: Política Contemporânea (1923); Uma Definição Biológica do Crime (1933); Eletroencefalografia (1944).
http://www.unificado.com.br/literatura/biografias/dionelio.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário no post. Seu retorno ajuda a melhorar a qualidade do meu trabalho.
Se você não é inscrito no blogger, clique em anônimo e deixe um nome ou endereço para contato.

Twitter Updates

    follow me on Twitter