31 outubro, 2006

O Sócio



Após encenar a própria morte Patrick Lanigan vê uma sepultura vazia dedicada a ele em um cemitério em Biloxi, Mississippi. Começa vida nova com outro nome nova identidade...
No Brasil.
Antes da morte arranjada e da fuga cuidou de remeter milhões de dólares em complexa operação de contas numeradas e bancos nas Caraíbas e na Suíça.
John Grisham ainda não tem uma novela ruim.
Certamente, alguns de seus livros são ainda melhores do que outros. Grisham é um escritor destacado.
O Sócio tem as qualidades de suas histórias, com mais aventura e mais originalidade ainda. Alterna o cenário entre EUA e Brasil.
O advogado Patrick Lanigan estava muito desiludido em razão da corrupção nas transações de clientes e empresas que representa legalmente. Quando o tempo adequado à segurança das transações com a nova identidade se passa, faz contato com um velho amigo nos Estados Unidos em quem confia duas vezes mais que nele próprio.
Lanigan dá instruções muito exatas e específicas. Quando noventa milhões de dólares desaparecerem das empresas em que era sócio estes se darão conta de que o colega está é muito vivo e foragido da justiça que agora está sobre eles. Desesperados, os remanescentes e mais antigos sócios tentam parar Lanigan e recuperar o dinheiro expatriado.
Não pouparão despesas e recursos para encontrar o sócio errante...
Um livro agradável. Grisham é também educativo e realista. O esquema dos capítulos prende o leitor. A coisa adivinhada acontece ao contrário.
O Sócio tem muitas surpresas e o final...
Bem.
O final traz a mais fina ironia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário no post. Seu retorno ajuda a melhorar a qualidade do meu trabalho.
Se você não é inscrito no blogger, clique em anônimo e deixe um nome ou endereço para contato.

Twitter Updates

    follow me on Twitter