01 novembro, 2006

Verdade e Utilidade

Diálogo de Sócrates com um discípulo

Discípulo - Sabe o que eu acabo de escutar sobre um dos nossos colegas?
Sócrates - Espere um momento. Antes de me contar, gostaria de fazer um pequeno teste com você, que chamo de teste de tripla filtragem. Vamos filtrar o que vais me contar. O primeiro filtro é o da verdade. Você tem certeza absoluta de que o que você vai me contar é verdade"
"Não", disse o discípulo. "Certamente, só escutei outras pessoas falarem sobre isso e..."
"Muito bem", disse Sócrates. "Então você realmente não sabe se é verdade ou não. Vamos testar o segundo filtro. O que você está prestes a me contar sobre meu estudante é alguma coisa boa?"
"Não, ao contrário...”
"Então", continuou Sócrates, "você quer me contar alguma coisa ruim sobre seu colega, mesmo não tendo certeza que seja verdadeiro..."
O discípulo gaguejou, mostrando-se bastante embaraçado.
Sócrates continuou.
"Você deve finalizar o teste porque ainda existe o terceiro filtro - o filtro da utilidade. O que você quer me contar sobre ele tem alguma utilidade para mim?"
"Não, certamente não."
"Bem," concluiu Sócrates: "se o que você quer me contar não é verdade, não é bom, nem me serve para nada, porque você quer me contar?"
________
Sócrates, filósofo grego, viveu de 469 a 399 a.C.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário no post. Seu retorno ajuda a melhorar a qualidade do meu trabalho.
Se você não é inscrito no blogger, clique em anônimo e deixe um nome ou endereço para contato.

Twitter Updates

    follow me on Twitter