31 outubro, 2007

Festa do Livro na feira de Porto Alegre


por Juli Bauer

Gente!
Vocês não imaginam o que é de bom passear entre árvores floridas e barracas abarrotadas de publicações de todas as fronteiras.
Pra quem tem algum dinheiro ou crédito, então, deve ser a glória.

Tem um mundão inteiro de boas novas publicações. Uma imensidão de reedições lindíssimas e de altísima qualidade, e até lançamentos aventureiros de autores que não agüentaram esperar a engrenagem da máquina editorial chegar perto e fizeram os lançamentos deles por conta própria.

A 53ª Feira do Livro de Porto Alegre é de novo um grande sucesso. Ontem o Ziraldo arrastou uma multidão de grandes e pequenos para perto da sua Menina das Estrelas. Bombou!

Ruy Ostermann, que anima uma programa cultural em rádio e itinera a Conversa com o professor, um papo tri sobre literatura, foi para o Centro Cultural Érico Veríssimo com um povo e uma prosa sobre Gabriel Garcia Marques e os 100 Anos de solidão.

Adroaldo Bauer está na Feira com a novela O dia do descanso de Deus. Ele, o Álvaro Santi, a Rosane Scherer e o Zé Augustho Marques, autores que editaram por conta armaram uma conversa para o dia 7 de novembro, no Centro Cultural Érico Veríssimo, das 18 às 21 horas.


Enquanto seu lobo não vem, o Bauer tem conversado diariamente na Banca da Livraria Nova Roma com amigos, conhecidos e interessados. Ontem teve uma prosinha rápida com Olívio Dutra, ex-governador gaúcho, ex-ministro das Cidades no primeiro governo Lula.
Eu ouvi o homem dizer pro Bauer que o livro apreentou muita sensibilidade para tratar as coisas do gaúcho, um carinho até especial para quem não é do Rio Grande.
- Eu sou piauiense, tchê! Respondeu o Bauer, nascido na Parnaíba-PI e em Porto alegre há 54 anos.
A 53ª Feira do Livro de Porto Alegre é de novo um grande sucesso. O Ziraldo arrastou uma multidão de grandes e pequenos para perto da sua Menina das Estrelas na sessão de autógrafos de ontem. Bombou!

Já tem uma primeira lista de mais comprados, publicada no dia 29, sendo que a Feira abriu na tarde de 26 de outubro e vai até 11 de novembro.

A pesquisa encomendada pela Câmara Rio-Grandense do Livro (CRL) organizadora da programação tem como objetivo identificar o perfil do visitante, apontar os motivos que o trouxeram à Feira, seu gasto total na visita (não somente em livros), sua ala de preferência, o livro comprado e os pontos fortes e fracos identificados no evento.
Livros mais comprados na Feira
Base de pesquisa: 749 livros
Lista divulgada em 29/outubro/2007
Ficção
A menina que roubava os livros, de Markus Zusak (Intriseca)
Brida, de Paulo Coelho (Planeta do Brasil)
O crime do Padre Amaro, de José Maria Eça de Queiroz (L&PM Editores)
A cidade do sol, de Khaled Hosseini (Nova Fronteira)
Elite da tropa, de Luiz Eduardo Soares, André Batista, Rodrigo Pimentel (Objetiva)
Lula é minha anta, de Diogo Mainardi (Record)

Não-ficção
Assim falava Zaratrusta, de Friedrich Wilhelm Nietzsche (várias editoras)
A arte da guerra, de Sun Tzu (Martins Fontes)
Em busca do mundo maia, de Airton Ortiz (Record)

(Chato na Feira até agora só os trogloditas despreparados do Bistrô do Margs importunando a conversa de amigos com clientes do muquinfo metido a besta)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário no post. Seu retorno ajuda a melhorar a qualidade do meu trabalho.
Se você não é inscrito no blogger, clique em anônimo e deixe um nome ou endereço para contato.

Twitter Updates

    follow me on Twitter