19 dezembro, 2007

Elomar 70 anos

Marcelo Manzatti, São Paulo (SP) · 19/12/2007




Compositor completa 70 anos e é homenageado em programa que traz participações de Xangai, Grupo Anima, Saulo Laranjeira, João Omar, Mônica Albuquerque e Dércio Marques

É difícil encontrar similares da obra do compositor e violonista Elomar dentro da música brasileira. Em suas canções, o romanceiro medieval dos reis-cavaleiros se encontra com o cordel dos cantadores anônimos e errantes. Autor de óperas, toadas, peças para violão e canções, Elomar é um artista único. Sua trajetória musical é tema do programa MOSAICOS – A ARTE DE ELOMAR, que a TV Cultura exibe às 21h do dia 21 de dezembro, próxima sexta-feira, data em que o compositor comemora seu aniversário de 70 anos.
Dirigido por Nico Prado e com narração de Rolando Boldrin, o documentário musical recupera no acervo da TV Cultura as participações de Elomar em vários programas da emissora nos últimos 30 anos, como “Especial Parcelada Malunga” (1980), “Vox Populi” (1980) e “Ensaio” (1996).
MOSAICOS promove o encontro dos músicos Xangai, Saulo Laranjeira e Dércio Marques, que relembram histórias do amigo e interpretam algumas das músicas clássicas de Elomar, a exemplo de “O Pedido” e “Peão na Amarração”. O repertório do homenageado também é lembrado por outros convidados do especial: o grupo Anima, o violonista João Omar e a cantora Mônica apresentam versões inéditas para clássicos como “Cantiga de amigo” e “Arrumação”.
Nascido em 1937, em uma família tradicional de fazendeiros da Zona da Mata do Itambé e da região do Mata-de-Cipó, de Vitória da Conquista (BA), Elomar Figueira Melo iniciou-se na música ainda criança, acompanhando os cantos das festas religiosas, a música dos cantadores, violeiros e repentistas do sertão. Na adolescência, mudou-se para Salvador, onde estudou música e graduou-se em arquitetura. Desencantado com a carreira de arquiteto, Elomar voltou para o sertão para se dedicar a atividades rurais, mas sem abandonar a música.
Seu primeiro disco, intitulado “...Das barrancas do Rio Gavião” saiu em 1973, no entanto, foi somente a partir da década de 1980 que o recluso Elomar intensificou sua atividade artística, apresentando-se em shows e gravando novos álbuns – mesmo assim, de uma maneira esporádica demais para o gosto de seus inúmeros fãs.
O texto de contracapa daquele primeiro álbum de Elomar foi assinado por Vinicius de Moraes. O poeta escreveu: “No dia em que o sertão virar mar, como na cantiga, minha impressão é que Elomar vai juntar seus bodes e os irá tangendo até encontrar novas terras áridas. E ali fincar novos marcos e ficar em paz, compondo ao violão suas lindas baladas e mirando sua plantação particular de estrelas, até penetrar novas fazendas celestes, além, sempre além, no infinito latifúndio”.

REPERTÓRIO DOS CONVIDADOS
- “Na Quadrada das Águas Perdidas” (Elomar) com Grupo Anima;
-“O Pedido” (Elomar) com Xangai, Dércio Marques e Saulo Laranjeira;
-“Campo Branco” (Elomar) com Mônica Albuquerque e Luiz Dunnighan;
-“O Peão na Amarração” (Elomar) com Dércio Marques e Saulo Laranjeira;
-“Calundu e Cacoré” (Elomar) com João Omar;
-“Curvas do Rio” (Elomar) com Xangai;
-“São João Xaxado” (Elomar) com João Omar;
-“Cantiga de Amigo” (Elomar) com Grupo Anima;
-“Arrumação” (Elomar) com Mônica Albuquerque e Luiz Dunnighan;
-“Chula no Terreiro” (Elomar) com Dércio Marques e Saulo Laranjeira.

Programa MOSAICOS – A ARTE DE ELOMAR,
TV Cultura
Horário:21h
Dia: 21 de dezembro, próxima sexta-feira

3 comentários:

  1. Oi!Sou Monica Albuquerque e tive o prazer de participar deste programa!Foi especialmente gratificante pra mim.Pena que essa homenagem não tenha passado na terra do homenageado!Estava na Bahia no dia 21 de Dezembro aguardando ansiosa para ver o Mosaicos e tive a maior decepção quando não vi o Programa na Cultura da Bahia!Uma pena mesmo!Mas valeu...Espero gravar mais programas como este que valorizam a boa música brasileira!!

    ResponderExcluir
  2. Gente
    Sou Arthur Peixoto.
    Gostaria muito de ver esse progrmama.
    Elomar é um Grande Mestre.
    Nem tenho palavras para agradecê-lo.
    Suas músicas me levam aos reinos celestiais.
    Se alguém gravou me avise por favor.
    Deus ilumine os "para-ráios" da sociedade que são os excelsos poetas.
    Abraços!
    sitioencantado@ig.com.br

    ResponderExcluir
  3. Gente, no postado tem um linque que vai para a página do Elomar.
    E lá tem formas de falar direto com ele ou a produção dele.
    Quem sabe vocês encontram lá o material que precisam.
    É possível que tenham gravado e disponibilizem o programa.
    Tenham sorte!
    Grato pelas visitas.
    Terno abraço.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário no post. Seu retorno ajuda a melhorar a qualidade do meu trabalho.
Se você não é inscrito no blogger, clique em anônimo e deixe um nome ou endereço para contato.

Twitter Updates

    follow me on Twitter