27 julho, 2009

FALA BRASIL! 15 anos de ações culturais



por Rosane Scherer - Editora do jornal Fala Brasil!

Este Julho é especial. Nossa edição deste mês é feita de imagens e respeito ao trabalho e à memória de nossos artistas e ações do Fala Brasil e sua gente... Entrando para o 15º ano de circulação, penso na impermanência, e lembro-me sempre da frase: “...de hoje até 100 anos estaremos todos mortos...” .

Pergunto: O que é realmente importante em “nossas vidas"?

E aí, entendo mais e mais do “nosso” Fala Brasil!

Foi em 1995 que comecei este projeto. Ele ocupou espaço e dividiu o seu espaço naturalmente, crescendo a cada ano... Uma semente plantada...
Uma linda árvore que foi regada com todo amor, cuidado e humanidade!
Sobreviveu...Já é parte da história e da trajetória dos nossos artistas, nosso povo.

Movimento Fala Brasil... A direção foi tomada e a essência peservada... Sabemos, "cada um de nós”, o que significa a liberdade de expressão! Estamos cientes do momento, de uma época social caótica, que esquece e não valoriza a “memória cultural".

Falar em humanismo, hoje, soa sentimental, mas penso que é o resgate do que realmente vale ser resgatado e preservado como: o amor, o bem, a honestidade, a ética e, acima de tudo, a parceria solidária e a coletividade.

O Fala Brasil é sentimento... Seus integrantes têm sua própria identidade, seu currículo humano, e é através de minha paixão – a fotografia – que nesta edição mostro por meio destas imagens, um pouco da trajetória que construímos e vivenciamos juntos.

Adroaldo Bauer, tem o dom da percepção em relação às necessidades sociais e culturais, e fala isso, na emoção e nas suas atitudes.

Affonso Romano de Sant'Anna dispensa comentários teóricos, e sua palavra penetra a alma!

Danúbio Gonçalves, que também nos acompanha há anos, tem o dom de realizar cada coisa, que se predispõe e de ser aceito pela sua opinião. Ele é firme e vitorioso em seus 85 anos.

Daniel Soares é franco! Conhecedor do que faz, e o faz bem, por conhecimento de causa...

Zé Augustho Marques é o amigo que há mais tempo acompanha a minha trajetória, tendo parte deste caminho construído e trilhado, lado a lado. É um comunicador nato, porque gosta de fazer tudo com poesia, despertando a união das artes...

Satisfação é poder compartilhar as idéias e sentimentos com grandes e bons amigos!

Eu me tornei um instrumento nestes anos, aprendendo e percebendo os verdadeiros ideais dessa trajetória, fazendo o elo – com o movimento que une e integra a arte em todos os segmentos, e com as ações realizadas, opiniões, sonhos, ideais humanitários, tornando possível, assim, realizar um jornalismo cultural – com intensidade, com autenticidade.

Pedro Mazzan“ é filho de peixe”. É músico, também fotografa, e pega junto no mão à mão, boca à boca, na web, nos palcos.

Assim se passaram 15 anos de história: registro vivo da memória cultural de Porto Alegre. Todos nós precisamos repensar os valores da ética e da liberdade aqui, no país, no planeta todo!

E a Cultura continua passando o Chapéu! Movimento Fala Brasil, rumo aos próximos 15, junto com o time do bem!





A Cultura Passando o Chapéu, ilustração de Luiz Proença

Contato: (51) 3228.4382 / 9144.3426 (jfalabrasil@terra.com.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário no post. Seu retorno ajuda a melhorar a qualidade do meu trabalho.
Se você não é inscrito no blogger, clique em anônimo e deixe um nome ou endereço para contato.

Twitter Updates

    follow me on Twitter