04 julho, 2010

Palhaço local não pode, só multinacional...

Por alguma razão que não sei, me envergonha antes de saber e o povo não entende, o artista popular Zé do Gato, Ou João do Gato, ou Mané do Gato, ou apenas o Homem do Gato, que há mais de 20 anos faz das suas no Bric da Redenção, ainda quando o bric nem era o sucesso que hoje é, está sendo impedido pela prefeitura de Porto Alegre de trabalhar ali.


Venderam um canto do Parque da Redenção pra uma loja de sapatos e bolsas, outro meião pra uma fábrica de refrigerantes; abastece telefone quem quer, três tribos de naturais da terra dançam e cantam com crianças até de colo pra angariar fundos e vender artesanato, além dos briqueiros tradicionais e e outros nem tanto, vendedores de imitações feitas em fábrica.


O Homem do gato não pode vender o apito dele, nem fazer o show dele. O que terá feito de tão horrendo esse homem que não lhe permitem o trabalho e a expressão pública da arte os governantes de plantão, se faz só vender apito após divertir e agradar seu público fiel que sai em defesa dele, se precisar até na porrada, como disseram.











O Homem do Gato, não podendo trabalhar.





A funcionária da secretaria municipal da produção, indústria e comércio, nada dizia... uma esfinge cagada de medo, guardada por policiais da BM, impedia o homem de fazer o ganha pão dele, recolhendo os apitos na maletinha de plástico laranja. 



Além, um tanto, um grupo de capoeira, além ainda uma estatua viva, depois um legítimo e original fólqui estadunidense, com violoncelo e violino, mais indiozinhos, bancas de partidos políticos, dação de filhotes de cães.


Quando o chefe da funcionária chegou, saíram ambos, ele de camisa branca de costas, saco plástico preto na mão direita, escoltados pelos soldados, sob as vaias do povo...













Não prenderam o palhaço... desta vez.

























Formou-se a roda para mais um espetáculo do Homem do Gato, sob os aplausos do público. 

Um comentário:

  1. aAMIGO, VÊ SÓ A IRÔNICA COINCIDÊNCIA. TU DENUNCIAS ESTE CERCEAMENTO AO "HOMEM DO GATO" E EU CONTRATO ALGUNS MALABARISTAS, GINASTAS, ESTÁTUAS VIVAS E OUTROS ARTISTAS DE RUA PARA PARTICIPAREM DE UM SHOW QUE ESTOU PRODUZINDO...
    AHHH - DETALHE: SOU UMA PORTOALEGRENSE QUE VIVE, HÁ MUITOS ANOS,EM FLORIANÓPOLIS.
    PARABÉNS PELO "IMPÉRIO BANDIDO".
    UM BEIJO DA AMIGA IVONITA

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário no post. Seu retorno ajuda a melhorar a qualidade do meu trabalho.
Se você não é inscrito no blogger, clique em anônimo e deixe um nome ou endereço para contato.

Twitter Updates

    follow me on Twitter