28 dezembro, 2010

Intensivo grátis de produção cultural em Porto Alegre.

As Faculdades Monteiro Lobato vão oferecer à comunidade de Porto Alegre um curso intensivo sobre Produção Cultural, no mês de janeiro, completamente gratuito. 
Na ocasião, seis profissionais que fazem parte do corpo docente do Curso Superior de Tecnologia em Produção Cênica irão apresentar palestras sobre diversos temas relativos à área.

Os encontros acontecerão nos dias 11, 12 e 13 de janeiro, das 19h às 22h, na sede das Faculdades Monteiro Lobato, à Rua dos Andradas, 1180. Os interessados em participar devem enviar e-mail para producaocenica@monteirolobato.com.br

Programação:

11/01 (terça-feira)
Etapas do projeto cultural
Panorama sobre todas as etapas relativas à execução de um projeto cultural: Idealização, redação do projeto, produção executiva e prestação de contas.
Ministrante: Viviane Juguero
Utilização da internet na produção cultural
A crescente utilização da internet no trabalho cultural: questões éticas, autorais e possibilidades de uso de ferramentas como e-mail, sites, blogs e redes sociais.
Ministrante: Dedé Ribeiro

12/01 (quarta-feira)
Os alicerces de um projeto de futuro
Conceitos básicos que sustentam um bom, sua composição e organização técnica. O caráter decisivo de se adequar os textos das propostas ao que demandam os editais pretendidos.
Ministrante: Janaína Aguillera
A importância do Planejamento na formatação de projetos culturais
A construção de um projeto coerente, sólido e preparado para sua efetiva execução, a partir de técnicas de planejamento executivo e de adequação sócio-cultural.
Ministrante: Sílvia Abreu

13/01 (quinta-feira)
Projeto cultural ou engodo?
A partir de alguns projetos desenvolvidos em nosso Estado, será feita uma reflexão sobre o objetivo cultural – ou não – neles apresentado.
Ministrante: Hamilton Braga;
O Teatro no Dia-a-Dia
Os alicerces do teatro ao longo dos anos – Como se articulam as necessidades da cena em consonância com a realidade social.
Ministrante: Jessé Oliveira

Os alunos que freqüentarem a todas as palestras receberão certificado.

Coordenação e idealização geral do curso: Viviane Juguero

Dias 11, 12 e 13 de janeiro – das 19h às 22h
Andradas, 1180
Inscrições gratuitas pelo e-mail producaocenica@monteirolobato.com.br

Sobre os professores:

Profª. Esp. Viviane Juguero
Artista e produtora cultural há dezesseis anos, é Bacharel em Interpretação Teatral e Especialista em Teoria do Teatro pela UFRGS. Atualmente, é diretora do Teatro de Arena de Porto Alegre,  da Delta V. Produções/Bando de Brincantes e faz parte de trabalhos do Circo Girassol. Realiza intenso trabalho dedicado à primeira infância desde 2003, além de ministrar cursos sobre o tema. Como escritora, possui textos para teatro, contos, poemas, canções e artigos publicados. (vivianejuguero.blogspot.com)

Profª Me. Dedé Ribeiro
Dedé Ribeiro é jornalista e dramaturga, com pós-graduação em produção cultural pela Universidade de Paris I / Sorbonne, na França e mestrado em Artes Visuais pela UFRGS. Desde 1977, atua como produtora cultural, tendo se responsabilizado pelo lançamento de grande parte dos mais conhecidos compositores gaúchos e numerosos projetos teatrais. Foi diretora da Usina do Gasômetro e do Santander Cultural, sendo coordenadora geral de sua implantação em Porto Alegre. Professora de produção e divulgação desde 1988, lecionando em instituições como IPA (onde criou o Curso de Música), UFRGS (Departamento de Arte Dramática), Unisinos e Studio Clio. Sócia diretora da Liga (www.liga.art.br).

Prof. Esp. Jessé Oliveira
Jessé Oliveira é Bacharel em direção pelo Departamento de Arte Dramática da UFRGS, onde cursou especialização. Como docente ministra a disciplina de Técnica Teatral, na Pós-Graduação da Universidade de Caxias do Sul-UCS: “Corpo e Cultura: Ensino e criação”. É vice-presidente do SATED-RS e foi membro do CEC-Conselho Estadual da Cultura. Tem apresentado seus trabalhos em todo Brasil, Uruguai, Argentina, Chile e Cuba. Recebeu, em 2007, o Prêmio Florêncio de Melhor Espetáculo, pela Associação de Críticos do Uruguai, com “Hamlet Sincrético” (Grupo Caixa-Preta). É o idealizador e curador do Encontro de Arte de Matriz Africana.

Profª Esp. Silvia Abreu
Silvia Abreu é jornalista formada pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos, com pós-graduação em Administração e Organização de Eventos pela Faculdade de Hotelaria e Turismo Senac-SP. Como divulgadora e assessora de imprensa, tem trabalhado para artistas, entidades públicas e privadas, sindicatos, associações e organizações não-governamentais por meio de sua empresa, “Silvia Abreu Consultoria Integrada de Marketing”. Como jornalista, já trabalhou em vários órgãos de Imprensa na Capital e no Interior do RS, como Jornal NH, Rádio Unisinos e Jornal Correio do Povo. Na produção cultural, área na qual já foi diversas vezes premiada, atua no planejamento e na gestão de projetos. Também presta consultoria para órgãos públicos e artistas independentes.

Prof. Me Hamilton Braga
Professor, diretor de Teatro e Mestre em Educação formado pela UFRGS, onde também cursou Especialização em Educação Artística. Foi Coordenador do Curso de PG em Arte-Educação (1980-1985) e atuou como professor de teatro em cursos de pós-graduação, licenciatura e na habilitação de Magistério.  Coordenou projetos no Campus Avançado da PUC-RS, no Alto Solimões/AM. Foi Conselheiro e Vice-Presidente do Conselho Estadual de Educação, Diretor do Instituto Estadual de Artes Cênicas (IEACEN), Coordenador de Artes Cênicas da Prefeitura de Porto Alegre. Atuou como ator e foi um dos fundadores do Teatro de Arena de Porto Alegre.

Profª Janaína Aguillera
Janaina Aguillera é relações públicas, produtora cultural e radialista, tendo atuado em dezenas de projetos como assistente de produção e assessora de imprensa. Como diretora da TABLA PRODUÇÔES ARTÍSTICAS, dedica-se à produção executiva e formatação de projetos culturais para leis de incentivo e editais. Atualmente, faz parte da Comissão de Avaliação e Seleção do FUMPROARTE.
 

Assessora de Imprensa:
Simone Lersch (51) 3029-6390 / 9803-4420

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário no post. Seu retorno ajuda a melhorar a qualidade do meu trabalho.
Se você não é inscrito no blogger, clique em anônimo e deixe um nome ou endereço para contato.

Twitter Updates

    follow me on Twitter