08 agosto, 2006

Coisa é coisa...


Olha o rapa! é o grito de alerta dos que comercializam ilegalmente nas ruas centrais das grandes cidades. Segue corre-corre generalizado.
Vaza! alertam outros sobre a aproximação da polícia, dos fiscais ou de ambos.
Olha a chuva! combinam bradar os camelôs de algumas regiões, chova ou faça sol. E a Zoeira é tal que uma orgia sexual não tira tanto fôlego de um vivente como a espera, a juntada veloz dos trecos e mercadorias e a desabalada carreira da fuga.
Um governo é um governo em qualquer cidade de qualquer lugar do planeta.
Imagine, então, a chegada do Inspetor Geral.
Como não pôde juntar os trecos e correr, sequer mudar de lugar a sede da governança, a saída foi dar ao Inspetor Geral as honras de rei, na chegada, na estada e...
Gogol inspirou a literatura russa do século XIX inteiro, deu-lhe o intenso sentimento social, a simpatia para com os ofendidos e humilhados, a indignação contra as injustiças e, em última conseqüência, a atitude revolucionária, no dizer de Otto Maria Carpeaux, que o considera pai da literatura de acusação porque lhe criou até o estilo, a observação implacável dos fatos e a sua apresentação em prosa realista.
Chlestakov, o saltimbanco travestido inspetor geral é uma fantástica caricatura da corrupção política e da corrupção social. Gogol deforma a realidade de tal modo que as deformações encontram o humor intenso que dá ao autor russo o posto de um dos maiores humoristas da literatura universal. Lugar real, verdadeiro e merecido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário no post. Seu retorno ajuda a melhorar a qualidade do meu trabalho.
Se você não é inscrito no blogger, clique em anônimo e deixe um nome ou endereço para contato.

Twitter Updates

    follow me on Twitter