20 novembro, 2007

Valeu Zumbi!

Marcha Zumbi dos Palmares vai tomar conta do centro de Porto Alegre
É hoje, a partir das 17 horas


Máscaras Baule/Costa do Marfim/Fotos Fernando Englert

AGENDA
Hoje, 20 de novembro, Dia Nacional da Consciência Negra, a partir das 17 horas, Porto Alegre será palco da Marcha Estadual Zumbi dos Palmares Contra o Racismo: Reparações Já ! A data está sendo celebrada em todo o Brasil com diversos atos públicos e marchas para combater a discriminação, o preconceito, o racismo, a homofobia, o machismo e a intolerância religiosa.

O Dia Nacional da Consciência Negras é uma homenagem a Zumbi dos Palmares. A data foi uma proposição do professor e poeta gaúcho Oliveira Silveira. Zumbi, principal líder do Quilombo de Palmares e símbolo da resistência contra a escravidão, foi assassinado em 20 de novembro de 1695, após resistir a diversos ataques organizados contra Palmares, quilombo fundado no ano de 1597, na região da Serra da Barriga, atual estado de Alagoas.


A Marcha Zumbi dos Palmares gaúcha é construção coletiva da Comissão de Mobilização, Articulação e Mapeamente. Os organizadores aguardam caravanas de todo o Estado e a expectativa é que a Marcha congregue um público recorde. A Comissão Organizadora defende que “esta marcha será a demonstração da luta de toda cidadã e cidadão que repudiam os ataques da elite e da grande mídia contra as conquistas de Ações Afirmativas do povo negro brasileiro!”


MAIS
Ainda hoje, 20/11, a partir das 14 horas, o Instituto de Direitos Humanos Econômicos, Sociais, Culturais e Ambientais, IDHESCA - entidade filiada ao Movimento Nacional de Direitos Humanos, realiza um Seminário sobre "Mulheres Negras: Resistência e Vida" na Sala Salzano Vieira da Cunha da Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul, 3 º andar. As painelistas são Marilu Goulart e Beatriz Vasconcellos.


20/11 –. às 19 horas, no Plenário Otávio Rocha da Câmara Municipal de Porto Alegre, em Sessão Solene em homenagem ao Dia Nacional da Consciência Negra e de Ação Anti-Racismo, a Mesa Diretora entrega o Troféu Deputado Carlos Santos. Entre as contempladas, a bibliotecária Maria Noelci “Noho” Teixeira Homero, coordenadora técnica de MARIA MULHER – Organização de Mulheres Negras.



22/11 – 14 horas _ Palestra sobre a Luta das Mulheres Negras - CRESS - Conselho
Regional de Serviço Social - Andrè Belo, 452 – A palestrante será Letícia Lemos da Silva, advogada integrante do Programa Pela Igualdade Racial – SOS Racismo – MARIA MULHER.

22/11 – 19 horas – na Escola Municipal de Ensino Fundamental Heitor Villa Lobos, Lomba do Pinheiro, palestra “ Mulher Negra, Discriminações, Dificuldades e Potencialidades” com a professora e pesquisadora Elenir Marques, de MARIA MULHER.

24/11 - 9 horas, Escola Estadual Rio Branco, Avenida Protásio Alves, 999, Bairro Rio Branco, palestra sobre “ Políticas de Inclusão”, com a professora e mestra em educação, Maria Conceição Lopes Fontoura, do Programa Promoção da Igualdade Racial - SOS Racismo.


24/11 - das 9 h às 12 horas - no auditório da Faculdade Dom Bosco de Porto Alegre, Rua Marechal José Inácio da Silva, 355, Bairro Passo D’Areia, com a advogada Letícia Lemos da Silva. O tema é Multiculturalismo: interfaces e implicações no contexto social brasileiro.



02/12 – 16 horas - Ponto de Cultura/MARIA MULHER - Cinema Meio Real - Sessão Comentada – “O dia em que Dorival encarou a guarda” . Avenida Moab Caldas, 2035, Vila Cruzeiro do Sul.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário no post. Seu retorno ajuda a melhorar a qualidade do meu trabalho.
Se você não é inscrito no blogger, clique em anônimo e deixe um nome ou endereço para contato.

Twitter Updates

    follow me on Twitter