06 dezembro, 2007

O álibi Chávez


Sempre que alguém fala em opinião pública recordo que ela é criada, conformada, reproduzida, manipulada ou inventada por quem dispõe de meios. Eu, particularmente, sou torcedor do São José, ali do Passo D'Areia, nome do arroio que também ajuda a formar o lago Guaíba visto aí na foto com as ilhas parecendo os porta-aviões gringos a postos a salvar a democracia dos negócios deles. Republico a seguir comentário do colega Luis Nassif, por oportuno e para que não tenhamos mais dúvidas de que campeonato estamos disputando.

Por Luis Nassif - Alguns leitores manifestam espanto com a importância dada, pela imprensa brasileira, aos movimentos da Venezuela. O que temos a ver com isso, é a pergunta?

A rigor, muito pouco. A Venezuela é um país soberano para resolver seus problemas. Sendo ditadura ou democracia - como tantas outras que vicejaram no continente - o Brasil não vai se intrometer, como não se intrometeu com a Bolívia de Banzer e o Peru de Fujimori.

Então porque esse alarido todo?

Porque Hugo Chávez foi utilizado, desde o começo, para criar, internamente, a assombração que, por mais que se tentasse, Lula não encarnou. A idéia da ameaça às instituições, continuamente brandida por esses setores da mídia - liderados por FHC -, não conseguia colar na figura de Lula.

Ora, presidentes da República têm responsabilidades institucionais, especialmente no campo das relações exteriores. Forçava-se Lula a condenar o presidente de uma nação vizinha, para "provar" que não iria pelo mesmo caminho.

Cada palavra de Lula, que não fosse de condenação explícita a Chávez, provocava uma atoarda de insinuações. Qualquer tentativa de se abrir espaço para o pensamento desenvolvimentista na mesma hora provocava a reação através do "álibi Chávez".

A ponto do plebiscito venezuelano ser acompanhado, por aqui, como se fosse um Fla-Flu. E a derrota da mudança constitucional saudada como se fosse a salvação da democracia no Continente.

É curioso como esse clima de guerra fria, esse dirieitismo embolorado, conseguiu se infiltrar pela grande mídia, a ponto de contaminar colunistas de bom nível. O banheiro, que era restrito a alguns blogs de esgoto, foi colocado na sala de visitas.


em 04/12/07
fonte: http://www.projetobr.com.br/web/blog/5#5198

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário no post. Seu retorno ajuda a melhorar a qualidade do meu trabalho.
Se você não é inscrito no blogger, clique em anônimo e deixe um nome ou endereço para contato.

Twitter Updates

    follow me on Twitter