05 dezembro, 2007

Às pessoas que lêem

Foto: Ize Oswald


Restam 120 exemplares da edição de 1000 da novela O dia do descanso de Deus que publiquei no primeiro semestre.

Penso já em uma nova edição, ainda por minha conta, talvez de 500 exemplares, para março de 2008.

Os momentos de maior repercussão da novela junto ao público leitor, além do lançamento em 31 de maiotêm acontecido no sítio de cultura feita no brasil Overmundo, com a entrevista que dei a Juliaura e as Impressões de leitura da Ize Oswald e da Dora Nascimento, que também foram registrados aqui no blogue, além dos criados no programa Conversa com a pessoa que lê, em que me encontro com interessados para uma prosa solta de hora e meia duas horas, que costuma ser muito divertida para todos e de extrema importância para minhas pesquisas de autor, além de agradáveis isntantes em que consolidamos ou iniciamos amizades fraternas e de compromisso com a escrita, a leitura , sim, com a literatura do nosso estado e do país.
Tem também a resenha da minha querida sobrinha , que fala inteligente, mas muito também pelo coração.
Amanhã, no Teatro de Arena, às 19 horas, mais um desses momentos estará sendo realizado. Espero por ti lá.



A seguir, trechos da carta inclusa na primeira edição.

...
O dia do descanso de Deus é uma novela que se oferece à leitura em Português e tenta ser o mais próxima da língua escrita e falada por estas bandas no milênio passado, antes da ocupação promovida na revolução informatizada, ambientada que está entre os anos 1950 e 1970 no Rio Grande do Sul, alçternando vivências em uma cidade do interior e a capital.
Já foi escrita no século 21, em computador, até com alguma pesquisa pela internet, sim. Aparece como prova de que a ferramenta não exige uma língua própria, no entanto.
Naquele período também houve uma gíria local, que a língua incorporou e que tonificou a linguagem e mesmo a escrita...
O dia do descanso de Deus não é, então, só uma ação de resistência pela Língua Portuguesa. É também uma experiência minha com você que tem ciência e gosto pela linguagem e vai ler este escrito em qualquer tempo no futuro, em que ambos percebemos não só a importância das vogais, mas a necessidade do efêmero, do perene, do diverso e do comum, do local e do universal.
A novela fala disto também e dos pactos de gente simples sobre amor e honra, ódio e desonestidade. Que existem no mundo.
É uma novela mundana, do milênio passado, mas contemporânea, que pretende um futuro em companhia dos movimentos da Última Flor do Lácio.
O título não quer polemizar sobre o divino ou o sagrado.
É uma homenagem ao dito popular Deus descansa, o Diabo toma conta, quando aconteceriam as tragédias e desgraças, embora muitos resistam a esta idéia e eu não sou quem as confirme, apenas quem as emprestou do povo...

Um comentário:

  1. Ao término da leitura de O Dia do Descanso de Deus pude notar à saga de uma família traçada em belas linhas pelas mãos do escritor Adroaldo Bauer. O autor deste livro analisa de maneira instigante e comovente a trajetória de uma família - na luta -, em busca de uma relação que é básica a todo o ser humano: o amor e a sobrevivência.

    NEWTON EMEDIATO FILHO
    AUTOR DO LIVRO Um carro de Bois que transportava Logos e de vários contos muitos dos quais publicados.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário no post. Seu retorno ajuda a melhorar a qualidade do meu trabalho.
Se você não é inscrito no blogger, clique em anônimo e deixe um nome ou endereço para contato.

Twitter Updates

    follow me on Twitter