29 agosto, 2008

Voalá, Joca Vergo em tournê européia


Joca Vergo dança. Coreografa. Empolga.
Estimula a que dancem. Propicia espaço de aprendizado.
É aplaudido. Recebe prêmios.
Viaja o mundo. É ovacionado. Joca Vergo dança!

Tem em Porto alegre uma companhia dele.

Eu recordo quando o programei em 1994 ao lado da Favela Divinéia, numa praça, sob uma lona, no chão, no programa Circo Fora do Centro. O palco fora montado para rock e samba. Tomado da parafernália tradicional.

Fizemos um improviso em acordo e pusemos o linóleo num tablado ao nível do chão.

A platéia ficaria em pé se espremendo junto ao tablado para assistir a um solo de Joca. Nosso primeiro programa de rua com dança.
Quando aparece em cena, poucas luzes, pouco escuro no palco, Joca em malha colante provoca chistes preconceituosos de algumas crianças e jovens.
Infla o peito. Assume a postura de que vai dançar.
Cala a platéia.
Faz um solo irretocável e inesquecível de sete minutos.
A platéia aplaude, delira, assovia, pede bis...
Aprende a ver e gostar de dança. Todos querem tocar, conversar, querem até autógrafos de Joca.

Das demais vezes que programamos dança no projeto de Descentralização da Cultura já havíamos aprendido: o palco seria exclusivo para o programa, mais alto do chão para que se vissem também os pés dos bailarinos, linóleo, breu e forração dupla, para amaciar as quedas, os saltos, os passos.

Sempre admirada a programação, sempre aplaudida, sempre requerida, já sem os chistes e apupos preconceituosos dos primeiros programas.

Joca Vergo é um artista popular de cultura. O sucesso dele, em Porto Alegre e no mundo, deve-se à qualidade do trabalho e do que estuda e cria, mas deve-se também, eu penso, a que esse homem de espírito simples, ousado, desafiador é também um grande amigo da difusão popular das artes.

Na turnê européia, Joca Vergo integrou o espetáculo Voalá.

Voalá!, uma companhia teatral Argentina, apresenta o espetáculo Kaosmos. Voalá é radicado na cidade argentina de Santa Fe. O grupo experimental tem o céu como cenário. As cenas se desenvolvem com os artistas suspensos por panos e cordas por uma grua hidráulica.





Depois de três meses viajando pela Espanha - Alicante, Murcia, Santiago de Compostela, Madrid, Valência, Barcelona, Cartagena - e Portugal - Porto y Santa Maria da Feira, chegou a Bogotá, na Colômbia, vindo de Tenerife e Ilhas Canárias.
Joca está feliz, diz que foi uma viagem alucinante com uma produção perfeita.
Há aqui um video da última apresentação em Bogotá.



Mais fotos e videos.


A companhia de Dança por ela mesma

Histórico da Joca Vergo Cia. de Dança

O coreógrafo Joca Vergo tem sido premiado em vários Festivais Internacionais de Dança no país e no exterior como Bailarino e coreógrafo: 1º Lugar No Festival Internacional da Amazônia 2000; 1º Lugar Festival da Internacional da Bahia 1998, 2º e 3º Lugar no Festival da Sogipa 1994 e 1º;2º, 3º Lugares em várias sucessões do Festival do Bento em Dança e Menção Honrosa de 1994 à 1999. Indicado ao Prêmio Quero-Quero , Melhor Espetáculo "Amplitude" pelo SATED-RS em 1994 e Melhor Bailarino em 1992.

Trabalhou com grandes diretores de teatro: Camilo de Lélis; José Possi Neto; Deolindo Checcucce; Lia Rogatto; Elisa Mendes; Dilmar Messias... E grandes Coreógrafos: Alexandre Sidedoff; Cecy Franck; Ronald Brow; Eva Schul; Heloisa Perez; Valério Césio, Andréia Druck., Ana Mondini; Lia Robatto...


A Joca Vergo Cia. de Dança é uma cia. jovem, mas com muitos artistas talentosos.
O coreógrafo e diretor artístico têm trabalhado com a Cia. há cinco anos. Inicialmente desenvolvia um trabalho solo, com os seguintes espetáculos: Personaria; Sobre o Banco, A Torre a qual ganhou o Prêmio IEACEN - Instituto de Artes cênicas do Estado do Rio Grande do Sul em 2002.

Com o espetáculo "Filtro Solar" ganhou 04 Indicações aos Prêmios Açorianos de Dança 2003 na cidade de Porto Alegre: Melhor Coreógrafo Joca Vergo, Melhor Bailarina Marilice Bastos, Melhor Figurino Duda Cambeses e Melhor Produção Roze Paz..

Foi convidado pelo Grupo Caosmos de teatro aéreo da Argentina como convidado especial para participar do 7º Festival de Teatro Callejero de Bogotá - Colômbia. E uma turnê por várias cidades da Colômbia.
Em 2005 ganhou 04 Indicações ao Prêmio Açoriano de Dança com o espetáculo "Fragmentos Personários" , Melhor Concepção Cênica Joca Vergo, Melhor Bailarina Marilice Bastos, Melhor Trilha Original Maninha Pedroso, Melhor Figurino Joca Vergo.
Em dezembro de 2005 realizou a pré-estréia do Espetáculo "A Torre" - Prêmio IEACEN de Dança.

A Cia foi convidada para o III Festival de Dança de Obera na Argentina em 2004.

Convidada para abertura do III e IV Festival de Dança de Bagé.

Apresentação no Fórum Social Mundial de 2005.

Única Cia de Dança selecionada para o Festival Palco Giratório Sesc-RS 2006.

Prêmio de Intercâmbio do Ministério da Cultura Governo Federal.

Convidada para encerrar a VI Semana Internacional de Cultura em Facatativa,
Bogotá - Colômbia 2006

Convidado para encerrar o VIII Festival de Teatro Callejero de Mesitas Del Colegio
Bogotá - Colômbia 2006.

08 Indicações ao Prêmio Quero-Quero Alergs/Satedrs 2006 com as seguintes indicações:

Melhores Espetáculos "Fragmentos Personários e A Torre", Melhor Coreógrafo- Joca Vergo; Melhor Bailarino Joca Vergo; Melhor Trilha Original Maninha Pedroso; Melhor Produção Joca Vergo; Melhor Cenografia Pablo Cuello; Melhor Bailarina Marilice Bastos.

Recebeu o prêmio Prêmio Quero-Quero Alergs/Satedrs 2006 com o espetáculo"A Torre" Melhor Coreógrafo; Melhor Bailarino; Melhor Produção Joca Vergo; Melhor Trilha Original Maninha Pedroso.

Um comentário:

  1. Querido Adroaldo , hoje me deixou com coração na mão ler teu relato e me fez lembrar daquela apresentação no circo na Favela Divinéia.
    Que bom que tem gente com memória fotografica nesta cidade , que guarda em detalhes tão minusiosos uma apresentação de mais de 10 anos "eu acho" e poder colocar em algumas linhas , com tanta poesia e lirismo .
    Muito obrigado por este lindo texto , emociona e resgata a história da dança desta cidade , que anda tão esquecida.
    Um abraço , amigo se cuide e fique muito forte , para continuar escrevendo lindas poesias para nossos olhos verem se transformando em paissagens efemêras nos nossos caminhos. Joca Vergo

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário no post. Seu retorno ajuda a melhorar a qualidade do meu trabalho.
Se você não é inscrito no blogger, clique em anônimo e deixe um nome ou endereço para contato.

Twitter Updates

    follow me on Twitter