20 setembro, 2007

Nos encontramos pelo livro



Fizemos, alguns jornalistas escritores de Porto Alegre, uns poucos ainda, de uma listagem de mais de centena de pesquisa concluída por Luiz Antônio Pinheiro, a primeira sessão do que pretendemos seja mensal encontro literário.
Ocorreu em 13 de setembro e já durou todo o tempo das duas horas previstas para os encontros regulares e mais um tantinho, que a conversa fluía gostosa, de atualidades, reminiscências e planos. E o vinho, mesmo com um calor de 25 graus já encerrando o inverno, estava delicioso, servido pela casa que nos abrigou e abrigará por tempo indefinido para o futuro, o Sebo Livraria Nova Roma.
Ambiente agradável ao encontro ameno, Nova Roma é um mini-bar, uma biblioteca, uma livraria, um recanto de encontros literários. Poetas gaúchos também se encontram ali, na antiga Rua da Ladeira, a General Câmara, no número 428, coração do Centro da capital do Rio Grande.
Não nos víamos há algum tempo, pelo menos juntos. E reminiscências se impuseram às atualidades até que alguém perguntou pelo nome que daríamos a nossa espontânea associação que pretende, além de conversar sobre a produção literária de cada um, saber de cada qual um pouco mais do porquê escrevemos, e até do para quê e quem, ou do como editamos nossos livros, que fazemos para aproximar leitores e como mantê-los próximos, uma vez conquistados?
A idéia generosa partiu do Pinheiro, que até levou o filho moço para fotografar o evento, e recebeu gentil atenção do André, da Nova Roma. Ele próprio um dos melhores amigos dos livros, de autores e leitores (que podem saber do acervo do Sebo Nova Roma pelo fone 51 3227-0797).
Um bom começo, em prosa solta, que promete chegar em breve a espaços literários outros, como a Feira do Livro de Porto Alegre, que já será em 26 de outubro, localizada a meia quadra da Nova Roma, agora também nossa sede, de jornalistas escritores de Porto Alegre.
É certo que também queremos chegar aos espaços literários existentes na imprensa local, mas essa é já uma conversa para um outro momento. Por ora, procuramos um nome para a nossa nova cria. O batismo será em breve, já no próximo encontro. Depois do nome... o mundo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário no post. Seu retorno ajuda a melhorar a qualidade do meu trabalho.
Se você não é inscrito no blogger, clique em anônimo e deixe um nome ou endereço para contato.

Twitter Updates

    follow me on Twitter